HORA CERTA:

NÍVEL DA REPRESA: 63,20%

TEMPERATURA: 27°C

Chuva alaga casas em Pirapora e famílias ficam desalojadas e desabrigadas

Segundo o município, choveu mais de 50 milímetros somente nesta sexta-feira (27) e a água invadiu diversas casas nos bairros Sagrada Família, Cidade Jardim e São João. Número de pessoas afetadas ainda está sendo apurado.

Chuva alagou três bairros do município — Foto: Prefeitura/Divulgação

A Prefeitura de Pirapora, no Norte de Minas, decretou situação de emergência após às fortes chuvas registradas nas últimas 60 horas no município. Segundo a Prefeitura, choveu cerca de 166 milímetros neste período, sendo mais de 50 milímetros somente nesta sexta-feira (27), quando a água invadiu diversas casas nos bairros Sagrada Família, Cidade Jardim e São João. Ninguém ficou ferido.
Em entrevista coletiva, realizada na tarde deste sábado (28), o prefeito Alex César (PTB) informou que estão sendo tomadas todas as providências necessárias para auxiliar as famílias afetadas.


“O decreto de emergência vai garantir para a Prefeitura maior agilidade nos serviços que vão ser prestados para a população neste momento. A Defesa Civil, com todas as forças de segurança, já tem todo um plano para atender a população. […] Passamos a noite atendendo às famílias, ouvindo às famílias e dando tranquilidade nesse momento de desespero. Muitas famílias tiveram suas casas inundadas, perderam os bens, os móveis e alimentos”.

O número de pessoas afetadas ainda é apurado, mas há famílias desalojadas e desabrigadas. Algumas foram levadas para hotéis e a Prefeitura está providenciando um abrigo na Escola Estadual Genésio Longuinhos para receber as pessoas que não têm para onde ir.

Segundo o município, choveu mais de 50 mm nesta sexta-feira (27) — Foto: Montagem/g1

Os bairros mais afetados foram o Sagrada Família e Cidade Jardim. Durante a coletiva de imprensa, a coordenadora da Defesa Civil, Carla Diana Souza, destacou que a situação não está fora de controle, mas é considerada grave. Equipes compostas por diversos órgãos de segurança se deslocaram para os bairros Cidade Jardim e Sagrada Família, na tarde deste sábado, para retirar moradores de áreas de risco.
“A situação é grave e nós temos que evitar danos humanos. [..] Vamos deslocar para fazer evacuação de algumas ruas onde a água ainda é muita. Nossa preocupação agora é que possa chover novamente. Ainda tem muita água que não desceu, então nós temos que preocupar porque já temos uma água acumulada e podemos receber pela previsão mais chuva. Então, não queremos que agrave mais e se agravar, que não tenha ninguém nesses locais”.

Pelo menos três bairros ficaram alagados — Foto: Prefeitura/Divulgação

Foram montados dois pontos de apoio nestes dois bairros onde as equipes técnicas permanecem cadastrando as famílias afetadas. Em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato com os órgãos de segurança ou com a Defesa Civil pelo telefone (38) 9 – 8863-7085.
Doações
A Prefeitura está recebendo colchões e alimentos para auxiliar as famílias que perderam tudo. As doações podem ser entregues a partir deste domingo (29) na Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura, que fica Rua Major Santiago, no Centro.

Por Marina Pereira, g1 Grande Minas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados