HORA CERTA:

NÍVEL DA REPRESA: 66%

TEMPERATURA: 28°C

Comportas do reservatório de Três Marias, no Rio São Francisco, serão abertas a partir de segunda.

Cemig explicou que foi observado um aumento no volume de água na bacia do Rio São Francisco em decorrência das chuvas dos últimos dias. A companhia esclareceu, também, que a abertura das comportas é uma medida de caráter preventivo e que o volume da usina ainda está em 66% da capacidade.

Abertura das compostas vai acontecer na segunda (09) — Foto: Bombeiros Voluntários/ Divulgação

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que iniciará a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias a partir da segunda-feira (09).

De acordo com a Companhia, a medida foi alinhada junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o aumento de vazões está previsto para acontecer a partir das 8h, com o somatório de vazões vertidas (pelas comportas) e turbinadas (pelas unidades geradoras) totalizando 800 m³/s.

Por meio de nota divulgada no site, a Cemig explicou que foi observado um aumento no volume de água na bacia do Rio São Francisco em decorrência das chuvas dos últimos dias. Com isso, os afluentes do Rio São Francisco – rios Pará, Paraopeba e das Velhas – também tiveram suas vasões alteradas. Mas, afirmou que a medida tem caráter preventivo e que os municípios ribeirinhos que são cortados pelos afluentes não sofrem risco de inundação, uma vez que o reservatório está com apenas 66% de armazenamento na data da publicação da nota (07/01).

“Em Três Marias, as vazões que chegam superaram 2.000 m³/s nesta sexta-feira, com tendência de permanecerem elevadas ao longo da próxima semana. Com isso, o reservatório começou a ganhar nível de forma mais rápida, atingindo 66% de sua capacidade normal de armazenamento. Ao longo dos últimos dias a vazão liberada era de 300 m³/s”.

Desse modo, segundo a companhia, a ação pretende garantir que o aumento de vazões da UHE Três Marias se dê de forma gradual, com o menor impacto possível para o trecho a jusante da usina.

“Mesmo com a abertura de comportas, a tendência é que o reservatório continue ganhando armazenamento até o final do mês. A Cemig segue monitorando a condição de operação da unidade e novas ampliações podem ser necessárias nas próximas semanas, conforme as afluências verificadas no reservatório até o final deste mês”, disse a nota.

Afirmou, ainda, que não são esperados impactos para os municípios a jusante da UHE Três Marias no trecho até Pirapora, que recebe contribuição de vazões mais significativa apenas do afluente rio Abaeté. “Após este município, o Rio São Francisco ainda recebe contribuintes significativos ao longo de seu curso, como Rio Urucuia, Rio das Velhas e o Rio Paracatu. Tais afluentes já vem vivenciando maiores vazões, dado o evento chuvoso recente, e considerando a grande distância da usina de Três Marias até os municípios ribeirinhos após a foz do Rio das Velhas, a contribuição de vazões da usina é reduzida, sendo o maior volume do Rio São Francisco oriundo dos demais afluentes”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram

1 comentário em “Comportas do reservatório de Três Marias, no Rio São Francisco, serão abertas a partir de segunda.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados