HORA CERTA:

NÍVEL DA REPRESA: 63,20%

TEMPERATURA: 27°C

Curvelo registra três mortes por Chikungunya

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, estes são os primeiros óbitos registrados no município em 2023.

Curvelo registras três mortes por chikungunya — Foto: Lorena Lemos

A Secretaria de Saúde de Curvelo confirmou nesta segunda-feira (17) três mortes por chikungunya no município.

As vítimas são duas mulheres e um homem, de 67, 74 e 87 anos. Todos tinham enfermidades preexistentes e comorbidades como doença renal crônica, problemas cardíacos e um dos pacientes havia passado por tratamento oncológico. Dados como data de internação e de óbito não foram revelados. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, estes são os primeiros óbitos registrados pela doença no município em 2023.

Em nota, a prefeitura de Curvelo afirmou que está empenhada em eliminar os focos que contribuem para a proliferação do Aedes aegypti e também pede a colaboração da população na luta contra o mosquito (leia abaixo, na íntegra).

Segundo os dados do painel de monitoramento de casos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), em 2023, Curvelo registrou 940 notificações suspeitas para chikungunya. Desse total, 146 pessoas testaram positivo.

Leia na íntegra a nota que a prefeitura de Curvelo encaminhou ao g1:

“Em Curvelo tivemos três (3) óbitos suspeitos para Chikungunya. Dois deram resultado positivo e um negativo. Contudo, por análise clínica e critérios preestabelecidos foi verificado sintomas da Chikungunya. Assim, o município segue a decisão médica local, informando digitalmente o Estado de Minas Gerais, que agora fará a análise final dos documentos e exames. Infelizmente, todos os três pacientes, de 67, 74 e 87 anos, respectivamente, possuíam doenças preexistentes e comorbidades como doenças renais crônicas, cardíacas e um dos pacientes realizou tratamento oncológico. Em 2023 tivemos extenso período chuvoso que contribuiu com a alta dos casos suspeitos e confirmados de Dengue e Chikungunya. Analisando os dados da Secretaria de Estado de Saúde, o número de casos prováveis está em brusca queda nos últimos 10 dias. A Prefeitura de Curvelo, através da Secretaria Municipal de Saúde e das equipes de Vigilância Ambiental em Saúde, está empenhada e concentrando todos os esforços para a eliminação de focos, conscientização e trabalho preventivo junto à população. Pedimos a colaboração de todos os cidadãos para que realizem a limpeza de seus lotes e quintais, além de ficar atentos para eliminar todos os possíveis criadores do Aedes Aegypti. Prevenir é uma responsabilidade de todos nós.”

Por Lorena Lemos, g1 Grande Minas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados