HORA CERTA:

NÍVEL DA REPRESA: 63,20%

TEMPERATURA: 27°C

Licença maternidade estendida, uniforme adaptado para grávidas, acompanhamento para o bebê: no mês das mães, Nexa se destaca pelas ações voltadas às mulheres

Colaboradoras recebem trajes mais confortáveis e benefícios tanto para o período da gravidez quanto para a fase posterior

Licença maternidade estendida de 180 dias (6 meses) – dois meses a mais que o mínimo exigido pela legislação brasileira para viver a maternidade em sua plenitude –, uniforme de gestante que se adapta de acordo com o tempo gestacional, auxílio creche. No mês em que se comemora o Dia das Mães, a Nexa se destaca pelas ações direcionadas às mulheres e pela inclusão da presença feminina em ambientes e cargos nos setores de mineração e metalurgia.

E as iniciativas têm continuidade após o nascimento das crianças. A empresa pretende implementar o programa ‘Maternar’, onde durante o desenvolvimento e crescimento do bebê, a colaboradora é acompanhada pela equipe médica interna da Nexa e pelo programa, que, por meio de um aplicativo para celular, oferece orientações sobre as fases da gestação e conteúdos diversos sobre o tema para auxiliar a futura mãe. O programa Maternar está em fase de testes com a possibilidade de implantação em todas as unidades da Nexa no Brasil.

Michele Cristina da Silva, mãe e analista de DHO da Nexa em Três Marias, relata que o acolhimento facilitou muito a jornada de mãe. “Durante a minha gestação, tive total apoio, tanto dos meus colegas quanto dos superiores. A Nexa é uma empresa cidadã que me acolheu nesse momento tão importante”, comenta. Já para os pais, a licença de até 20 dias, desde que o colaborador faça o curso de paternidade responsável, que é oferecido pela empresa.

“A Nexa é comprometida com o suporte às mães neste momento de transição e mudanças. Por esse motivo, nós criamos diversas frentes e mantemos a nossa visão humanizada para com nossos colaboradores”, comenta Lucia Percilia De Freitas Lemos, Analista de DHO em Três Marias.

Protagonismo feminino

Além das iniciativas para a fase maternal das colaboradoras, em 2020, a Nexa foi a primeira empresa do segmento a assinar o ‘Woman In Mining’, uma carta de compromisso com o movimento para ampliar e fortalecer a participação das mulheres no setor mineral, fomentando um ambiente de negócios dinâmico, capaz de atraí-las, mantê-las e reconhecer seus valores. A partir disso, a companhia continua fomentando a presença feminina em suas operações, com ações específicas nas áreas que apresentaram os menores índices de presença feminina.

A empresa também recebeu o selo Women on Board (WOB), outorgado pela entidade de mesmo nome devido à presença de mulheres no Conselho de Administração e reforça sua meta de atingir 35% de profissionais mulheres na força de trabalho global até 2030, sendo que, no momento, elas representam 16,5% do total de colaboradores.

Sobre a Nexa

A Nexa Recursos Minerais é uma das maiores produtoras de zinco do mundo. Atua há mais de 65 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse o site da Nexa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados