HORA CERTA:

NÍVEL DA REPRESA: 66%

TEMPERATURA: 28°C

Nexa e Defesa Civil realizam simulado de emergência em Três Marias

Exercício realizado anualmente reforçou a cultura de prevenção para população trimariense 

A Nexa realizou, em parceria com as Defesas Civis de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o simulado prático de emergência para evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) dos Depósitos de Rejeitos Murici. O evento contou com a participação de 368 moradores da cidade.  

O exercício preventivo teve o objetivo de informar, treinar, capacitar os moradores da zona de autossalvamento a agir em uma situação de emergência. Os depósitos da Nexa estão seguros e a ação faz parte da avaliação do Plano de Ação Emergencial (PAE) em cumprimento à legislação nacional de segurança de barragens.   

De acordo com Luana Ferreira, coordenadora do Plano de Atendimento a Emergência (PAE) da unidade da Nexa Três Marias, o exercício é extremamente importante para avaliar a eficácia das medidas adotadas pela companhia. “A Nexa está comprometida em promover a cultura de prevenção e segurança em todos os municípios que está presente. “No simulado, testamos diversas situações hipotéticas, tendo o objetivo de preparar colaboradores, órgãos e a população para uma situação de emergência. É apenas com ações como essa que vamos ter a real dimensão de que estamos preparados, seguros e prontos para agir”, ressalta.  

No exercício, foram testados os sistemas de alarme (sirenes), a localização dos pontos de encontro e a efetividade dos trajetos sinalizados das rotas de fuga até os pontos de encontro.  

Segundo Luciana Sabino Gontijo, coordenadora da Defesa Civil de São Gonçalo do Abaeté, a realização do simulado é um importante trabalho de caráter preventivo. “Esse  exercício nos permite antever situações de emergência e nos planejar para que tenhamos o menor impacto possível. Este simulado, além de atender ao PAE, nos auxilia a planejar ações nos casos de cheia do rio São Francisco”, comenta. 

O tenente do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, Elias Vinhael Cardoso, a realização do simulado é de suma importância para despertar a cultura de prevenção da cidade. “Este é o segundo simulado que participo e pude ver de perto o comprometimento e a eficácia deste exercício. O simulado é fundamental para ressaltar a questão do autossalvamento a população mais próxima a companhia e também auxiliar todos os órgãos envolvidos em uma situação de emergência.”, afirma.  

Para Aldo Nasser, coordenador da defesa civil da Defesa Civil de Três Marias, a cada ano o simulado tem se aperfeiçoado. “A Nexa tem aprimorado a gestão das suas barragens. Essa parceria é fundamental para ampliar a cultura de prevenção e segurança da população da cidade”, diz. 

A realização do simulado de emergência contou com o apoio colaborativo da Prefeitura de Três Marias, Prefeitura de São Gonçalo do Abaete, Defesa Civil de Três Marias e São Gonçalo do Abete, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.  

Sobre a Nexa  

A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritório em Luxemburgo, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações sobre a Nexa, acesse o nosso site.  

Fonte: Nexa Resources

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados