A Nexa Resources inaugurou nesta terça-feira (19) o seu novo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) na unidade de Três Marias (MG). O projeto representa um avanço significativo na gestão das estruturas da empresa, ao integrar tecnologia de ponta e uma equipe altamente especializada para monitoramento em tempo real, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.
Na foto cortando a fita de inauguração, temos Paulo Nogueira, gerente geral da unidade da Nexa em Três Marias; Wilian Alencar Rosa, coordenador de Segurança de Barragens na unidade; o Assessor de Governo Ricardo Bentivóglio, representando o Prefeito Danilo Resende de Três Marias; e o Prefeito Fabiano de São Gonçalo do Abaeté.


A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e representantes. Estiveram presentes o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil de Três Marias, a secretária de Meio Ambiente, Juliana, e o secretário de Obras da Prefeitura de Três Marias, Rômulo, além de outros convidados e representantes institucionais.
O CMG será abastecido com dados captados por instrumentos sensorizados conectados via fibra ótica, satélite, 4G e rádio. Esse modelo de comunicação redundante garante mais segurança e agilidade na resposta a eventuais alterações identificadas no sistema. A iniciativa visa fortalecer a segurança das operações da Nexa, melhorando a capacitação das equipes e aprimorando os planos de contingência da empresa.
“Nosso compromisso com a segurança e a sustentabilidade está no centro das nossas operações. Com o CMG, não apenas atendemos às normativas da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), mas também elevamos o padrão da nossa gestão geotécnica, utilizando tecnologia avançada e uma equipe altamente especializada para garantir mais confiabilidade e transparência na gestão de riscos”, destacou Paulo Nogueira, gerente geral da Nexa em Três Marias.


Antes da inauguração do Centro, o monitoramento era realizado por meio de levantamentos quinzenais. Agora, com o novo sistema, as informações são acessadas de forma instantânea, permitindo a tomada de decisão imediata. A equipe de monitoramento, que atua dentro da sala de controle, acompanha em tempo real qualquer variação captada pelos sensores e pode acionar alertas e equipes de campo para verificação presencial.
“Contamos com sensores de alta precisão e sistemas automatizados de aquisição de dados, como tiltímetros, pluviômetro digital, sensores de níveis, câmeras Full HD, piezômetros e indicadores de nível automatizados. Essas ferramentas estão interligadas a uma sala de controle operada por técnicos especializados, permitindo uma resposta ágil a qualquer variação nas condições dos ativos monitorados”, explicou Wilian Alencar Rosa, coordenador de Segurança de Barragens na unidade.


Inicialmente, o CMG de Três Marias monitora as áreas do Dique de Segurança e Oeste I, mas a previsão é de que o sistema seja expandido para todas as dependências da usina. Além de aumentar os níveis de segurança, a iniciativa reforça a transparência e a confiabilidade na gestão de riscos da empresa, cumprindo as normativas ambientais vigentes.