Só em uma empresa de soluções financeiras houve aumento de 400% no número de fraudes registradas na central de segurança
Os golpes digitais têm crescido de forma exponencial no Brasil. Com a chegada de novas tecnologias, golpistas atualizam as formas de cometer fraudes e encontram cada vez mais jeitos de fazer novas vítimas. Para se ter uma ideia, entre dezembro de 2023 e maio de 2024, a empresa de soluções financeiras digitais Pixtopay registrou um aumento de aproximadamente 400% no número de casos de fraude em sua central de segurança.
Na lista dos casos registrados pela Pixtopay, as fraudes relacionadas a programas sociais representam mais de 70% das ocorrências. Além disso, há um aumento nas falsas lojas que vendem produtos mas não realizam as entregas.
Entre os crimes registrados pela empresa está o “Golpe do CRAS”, cuja mensagem enviada para o celular da vítima diz “atualize seu benefício somente até hoje e evite o bloqueio”, seguido de um link. Ou utilizando o Bolsa Família como chamativo: “CRAS informa: atualize seu cadastro agora e evite perder seu benefício. O cancelamento será dia xx/xx/xx.”, também seguido de um link.
“Denunciar é o primeiro passo para coibir esse tipo de situação”, afirma Roney Carlos Mensch, CEO da Pixtopay. “É importante deixar claro que nenhuma instituição financeira solicita dados sensíveis por telefone, WhatsApp ou SMS. O brasileiro precisa estar mais alerta quanto a movimentos de má-fé”, reforça.
Saiba como evitar golpes digitais
Nunca compartilhe dados bancários, senhas ou códigos de acesso com desconhecidos, seja por telefone, mensagem de texto ou e-mail.
Verifique sempre a autenticidade dos remetentes e dos links recebidos, especialmente se forem relacionados a benefícios como o Bolsa Família.
Fique atento a mensagens suspeitas, especialmente aquelas que oferecem ofertas muito vantajosas ou solicitam atualizações de cadastro. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a instituição envolvida para confirmar a veracidade das informações antes de agir.
Proteja-se na Black Friday
Desconfie de ofertas muito atraentes. Se o preço parece bom demais para ser verdade, provavelmente é um golpe. Compare os preços em diferentes lojas antes de fazer a compra.
Desconfie de descontos exagerados, especialmente se forem anunciados em sites ou redes sociais desconhecidas.
Verifique a reputação da loja em sites de reclamações, como o Reclame Aqui, e em redes sociais. Leia avaliações e comentários de outros consumidores para ter uma ideia da experiência deles.
Evite comprar por meio de links recebidos por mensagem
Não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp, e-mail ou redes sociais que prometem ofertas, especialmente se não vierem de uma fonte confiável.
Sempre digite o endereço da loja diretamente no navegador para acessar o site oficial.
Prefira sites com certificado de segurança
Verifique se o site tem um cadeado ao lado da URL no navegador, o que indica que a conexão é segura.
Certifique-se de que o endereço do site começa com “https://” ao invés de “http://”.
Use cartão virtual para compras online
Cuidado com falsas lojas virtuais, verifique se a loja possui informações de contato claras (endereço físico, telefone e CNPJ).
Desconfie de sites que não possuem informações básicas, como políticas de troca e devolução.
Não compartilhe informações pessoais desnecessárias.
Evite fornecer mais informações do que o necessário para concluir a compra.
Ative a autenticação em duas etapas nas suas contas de e-commerce e de e-mails.
Monitore suas transações, se notar qualquer transação que não reconheça, entre em contato com seu banco imediatamente.
Evite redes Wi-Fi públicas para compras
Por O Tempo