HORA CERTA:

NÍVEL DA REPRESA: 63,20%

TEMPERATURA: 27°C

Patos de Minas e outras cidades terão microchipagem de cães e gatos de rua

Cidades foram contempladas no programa estadual ‘Conheça seu amigo’. Implantação será feita pelas Prefeituras, que farão a castração dos animais.

Microchipagem de cães e gatos já é obrigatoria em Patos de Minas — Foto: Prefeitura de Patos de Minas/Divulgação

Patos de MinasCoromandel e Monte Alegre de Minas contarão com a microchipagem de cães e gatos de rua. Isto porque as cidades foram selecionadas para o programa estadual “Conheça seu amigo”.

O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (16) e ainda não há previsão de início das ações, pois depende do envio dos microchips pelo Estado.

De acordo com divulgação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), os microchips são acompanhados de leitor para serem utilizados em animais de rua e da população de baixa renda, além dos que se encontram sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e em lares temporários.

No programa, o Estado fica responsável pela doação dos microchips e a Prefeitura, em contrapartida, deverá realizar a castração dos animais e o preenchimento das informações de cada um deles no Sistema de Identificação de Animais Domésticos.

Segundo a Semad, a atuação “se baseia em ações de manejo ético populacional de cães e gatos, acompanhadas de campanhas de educação ambiental e humanitária, com foco na promoção da saúde e do bem-estar animal e também na prevenção e combate aos maus-tratos”.

Os municípios selecionados serão convocados a assinarem os termos de cooperação com o Governo de Minas, conforme previsto no edital, devendo ocorre em aproximadamente 60 dias, segundo a Semad. Após assinatura eles irão receber os microchips e os leitores.

Para situações em que a população se depare com crimes de maus-tratos a animais em Minas Gerais, a denúncia pode ser feita pelo Disque Denúncia (181) e no Portal Ligminas (155).

Por Fellype Alberto, g1 Triângulo — Patos de Minas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados