Um pescador profissional de 61 anos foi preso em flagrante na tarde desta terça-feira (22) por posse ilegal de arma de fogo durante uma operação de fiscalização ambiental Usina Hidrelétrica (UHE) de Três Marias, em São Gonçalo do Abaeté.
A ação integra o Plano Anual de Fiscalização Ambiental 2025, no âmbito da Operação “Pesca Embarcada Diurna”, realizada pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Os militares abordaram o pescador em um rancho às margens do lago e, durante a vistoria, encontraram um tubo de PVC escondido na vegetação.
Dentro do tubo estavam uma espingarda calibre 28, da marca Rossi, com coronha de madeira e número de série S85964; sete cartuchos intactos (cinco vermelhos e dois amarelos); e dois cartuchos deflagrados.
O pescador admitiu ser o proprietário do material, alegando que utilizava a arma para “defesa própria”. No entanto, ele não possuía a documentação legal exigida, o que configura crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, conforme o artigo 12 da Lei nº 10.826/2003, cuja pena varia de 1 a 3 anos de detenção.
O homem foi conduzido sem algemas à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas. Todo o armamento apreendido foi encaminhado à Central Estadual do Plantão Digital. A operação utilizou quatro viaturas, duas embarcações e dois veículos terrestres , reforçando a fiscalização em áreas de pesca da região.