A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, na BR-040, em Sete Lagoas, cerca de 1.400 aves silvestres que eram transportadas ilegalmente em condições precárias. Pelo menos 30 animais já estavam mortos quando a equipe encontrou o veículo, enquanto os demais apresentavam sinais de estresse e debilitação.
Os pássaros estavam confinados em pequenas gaiolas empilhadas no compartimento de carga, sem ventilação, água ou alimento adequados. Para tentar abafar o barulho dos animais, caixas de som estavam ligadas em alto volume dentro do veículo.
Dois homens, com 30 e 49 anos, ocupavam o carro e informaram que haviam adquirido as aves em Montes Claros, no Norte de Minas, com a intenção de revendê-las em feiras em Guarulhos, São Paulo. Eles foram autuados por crime ambiental, assinaram Termo de Compromisso para comparecimento à Justiça e o caso segue em investigação.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi acionado para recolher as aves e encaminhá-las ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Belo Horizonte. O veículo foi apreendido e levado para um pátio da Polícia Civil em Sete Lagoas.