Viva Patos, implantado em 2021, realiza parcerias com o setor privado para valorizar a natureza e preservar espaços públicos
Patos de Minas é reconhecida pela beleza e pelo cuidado com seus espaços públicos. As duas entradas principais da cidade, seja pela Avenida JK ou pela Avenida Marabá, são famosas por proporcionar sensação de conforto aos moradores que retornam e de admiração aos visitantes que chegam.
Essa sensação de cidade bonita e acolhedora está tomando conta de dezenas de outros espaços públicos desde que o Viva Patos foi implantado. Programa de adoção de equipamentos públicos, praças esportivas e áreas verdes, o Viva Patos foi criado pela Prefeitura de Patos de Minas com o objetivo de incentivar a adoção desses locais, visando à urbanização, conservação, manutenção e utilização responsável. Com isso, a iniciativa proporciona melhoria da qualidade de vida da população e participação da sociedade na gestão socioambiental. Qualquer pessoa física ou jurídica (em especial os sindicatos, os clubes de serviços e as organizações não governamentais) pode adotar um espaço público.
Implantado em 2021, o Viva Patos é um caso de sucesso. Já são 50 espaços adotados e em transformação. A revitalização da Praça Antônio Dias, uma das mais antigas da cidade, no Centro de Patos de Minas, foi a primeira a ser entregue e encanta todos os que passam por ela. Outros cartões postais do município, como a Lagoa Grande e o Mocambo, também já foram adotados e a revitalização entregue à população. O último projeto apresentado foi o de revitalização do Parque Municipal João Luiz Redondo, a Lagoinha, cujas obras estão previstas para começar este mês.
O município já realizou a limpeza do espelho d’água (fase que incluiu processo de despesca e retirada de sedimentos), e as equipes da prefeitura darão o apoio necessário para a sequência das melhorias (suporte de maquinário, solo para os jardins, podas, limpeza do espaço, além de modernização da iluminação da orla com lâmpadas de LED). O Unipam, que adotou a Lagoinha, fará a revitalização do parque, que inclui: paisagismo com plantas nativas, revitalização da quadra de esportes, nova academia ao ar livre, instalação de mobiliário com diversidade de uso, construção de muro para realização de grafite e instalação de 42 módulos de pergolado. Uma verdadeira transformação em andamento.
E para que a cidade continue assim, contamos com a ajuda de toda a população para preservar os espaços públicos.
Por Prefeitura de Patos de Minas