HORA CERTA:

NÍVEL DA REPRESA: 66%

TEMPERATURA: 28°C

Uberlândia declara situação de emergência após lotação de leitos e 61 mil casos de Síndromes Respiratórias Aguda Grave

Decreto também apresenta um plano de ação com medidas que vão desde a contratação de mais funcionários para as unidades de saúde municipais até o aumento de leitos.

Unidades de saúde municipais tiveram um aumento de 25% de internações por causas respiratórias — Foto: TV Integração/Reprodução

A Prefeitura de Uberlândia decretou na terça-feira (21) situação de emergência por conta do aumento de casos e internações pelas Síndromes Respiratória Aguda Grave (SRAG). O decreto também apresenta um plano de ação para garantir o atendimento à população.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a maio a cidade registrou 61.452 casos da síndrome. O levantamento também mostra que as unidades de saúde municipais apresentaram um aumento de 25% de internações por causas respiratórias, e todos os 943 leitos da rede municipal estão ocupados.

Todas as oito Unidades de Atendimento Integrado (UAI) registraram um aumento significativo na procura de atendimento. Na segunda, a UAI Luizote de Freitas registrou 588 atendimentos.

Os registros das internações têm predominância de complicações em consequência dos tipos A e B do vírus Influenza, do vírus Sincicial Respiratório e do vírus SARS-COV-2, causador da Covid-19.

Plano de ação

De acordo com a Prefeitura, as medidas visam otimizar o fluxo de atendimentos aos cidadãos durante o período de emergência.

Dentre as ações, estão a adoção de mais recursos juntos aos órgãos estadual e federal, a contratação de mais profissionais nas unidades de saúde, a doação de equipamentos e bens e a aquisição pública de materiais.

O Município também informou outras medidas:

Aumento de 10 leitos no Centro de Internação Pediátrico;

Reforço de médicos no horário de 16h às 22h (para casos verdes e azuis de SRAG), nas unidades UAIs Luizote, Roosevelt, São Jorge, Morumbi, Pampulha, Tibery, Martins e Planalto;

Reforço da equipe de enfermagem;

Reforço do atendimento das equipes de atendimento virtual, através do WhatsApp (34) 3239-2800;

Ponto de vacinação extra no 2º andar do Terminal Central de 27 a 29 de maio e de 3 a 7 de junho, com atendimento das 8h às 17h.

Por g1 Triângulo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados